Usas a “fuga” como solução?

Usas a “fuga” como solução?

Como lidas com o stress, a pressão, desafios ou situações que te sentes ameaçado?

Numa sessão, uma cliente partilhou uma história que tinha vivido durante uma formação à qual ela tinha de ir fazer uma apresentação para a turma toda. O relato da minha cliente é que achava que as apresentações nela desencadeavam um desconforto muito grande porque achava “ridícula” a sua figura.

Perguntei à quanto tempo é que ela sentia isso, e referiu desde o 1º ciclo porque a “professora” obrigava a “resolver problemas” e quando os alunos erravam, eram castigados nas mãos com um pau de Madeira.

Ao longos dos anos ela começou a interpretar situações de conflito, dor, ameaça através da fuga porque não sabia lidar de outra maneira.

Somos susceptíveis de interpretar os acontecimentos da nossa vida através dos filtros e experiências que vamos vivendo. E quanto mais carregada de emoção for a experiência, mais propensos somos a generalizar a nossa interpretação  e pode passar a ser uma crença ou uma regra de vida.

Foi o que aconteceu à minha cliente, após uma experiência altamente emocional dura começou a generalizar tudo o que vivia em situações que haviam muito stress. Por exemplo: ia subir de cargo para líder de uma equipa no emprego numa seguradora onde trabalhava  e demitiu-se, deixou uma relação um mês antes do casamento. Na sua mente era a forma como respondia a tudo o que não conseguia ter “controlo” e correspondia a stress.

Ao longo das sessões começamos a usar técnicas de modo a alterar a grande crença que limitava os resultados que queria obter.

Que crenças tens que estão a limitar os teus resultados?

Agenda a tua primeira sessão:

Email: coach@flaviagouveialeadercoach.com

Flávia Gouveia

Leave a Reply

%d bloggers like this: