Como lida com situações de Stress?

Como lida com situações de Stress?

Num dia normal é comum acontecer situações que pode sentir Stress, tais como:

  • O transito até ao trabalho;
  • Uma discussão com um colega de trabalho;
  • Uma multa porque tiveste um atraso de 10 minutos;
  • Uma avaria do carro logo no dia que precisavas de resolver uma serie de situações.

 

Conscientemente, estas situações podem não parecer “ameaças” pessoais mas como o seu sistema nervoso não distingue as ameaças físicas das ameaças mentais ou emocionais ao ego.

Portanto se alguém o criticar, a sua mente reage à situação com uma resposta ao stress, injectando Adrenalina e cortisol no fluxo sanguíneo, os mesmo químicos do stress que são produzidos num ataque físico.

Segundo Huns Sely: Não é o evento em si, mas sim a nossa interpretação do evento que provoca a nossa reacção emocional.

Desta maneira não tem de mudar o mundo, o seu emprego e as suas relações ou mesmo a sua situação financeira para controlar o stress.

Ontem tive uma situação em que tinha plena consciência que estava no meu “auge” de stress.

Ia ter com uma amiga e pelo caminho o carro parou (nem para a frente nem para trás) e nem um pingo de bateria no telemóvel. Entre contar até três, respirar fundo, consegui falar com o senhor do reboque e ele tentou perceber a minha localização com a seguinte pergunta:

  • Está a descer ou a subir?

Na verdade nem tinha saído do carro e disse que estava numa “recta”.

Quando o senhor chegou, educadamente disse-me para olhar para o sitio onde estava  e voltou a fazer a pergunta “está numa subida ou numa descida”?

Afinal eu estava numa subida, contrariamente a informação que dei que estava numa “recta”.

Foi o suficiente para começarmos a rir e “desbloquearmos a situação e colocarmos um pouco de leveza no caso.

Existem muitas pessoas que cedem demasiadas vezes ao “pensamento negativo pelas mais variadas razões, o ritmo do dia, os empregos que têm, as pessoas com quem se relacionam etc.

O sistema nervoso não consegue distinguir entre um evento real e outro imaginário.

O que significa que apenas imaginar que tem um problema ou que existe alguma ameaça ao seu ego irá produzir os mesmos químicos do stress que o seu corpo precisaria para combater ou fugir.

Apesar de estes químicos o ajudarem numa emergência física real eles foram concebidos para serem utilizados e eliminados através da actividade física.

Tal pode ser problemático quando os químicos são libertados no seu sistema para responder a pensamentos que não pode combater nem fugir. Como o seu corpo não tem nenhuma forma de os eliminar, com o passar do tempo, a acumulação destes químicos do stress torna-se tóxica e pode provocar todo o tipo de problemas e doenças.

Quando aprende a lidar com o stress e a reforçar os seus níveis naturais de descontracção, a sua saúde e bem estar vão melhorando quase imediatamente…

Fonte: Controle o Stress, Dr Paul Mckenna

Agende a Sua Primeira Sessão: coach@flaviagouveialeadercoach.com

Leave a Reply

%d bloggers like this: