Como fazer a sua mente superar os seus medos

Como fazer a sua mente superar os seus medos

Quais são as situações onde sentes medo?

O que representa para ti o medo?

Estudos científicos revelam que o processo de sentir medo é decidido através de uma “democracia neural”. Alguns neurónios muito sensíveis, localizados na amigdala, enviam um sinal de alarme e os restantes neurotransmissores decidem por maioria se o escutam ou não.

Em 1950 foi realizado um estudo com crianças com as seguintes conclusões:

  • A exposição a circunstâncias traumáticas ensina ao cérebro a temer estímulos que anteriormente não eram detectados como ameaçadores.

Que tipos de medo já sentiste?

Embaraço por causa da aparência – Melhora a tua aparência, vai ao cabeleireiro ou a um salão de beleza, cuida do teu visual. Cuida das tuas roupas, em geral tem mais atenção aos teus cuidados pessoais. Isso nem sempre implica roupas novas.

Recentemente durante uma sessão um Líder de equipa frisou que na sua equipa existia um elemento que para além de estar sempre com uma postura triste e desmotivada, tinha poucos cuidados com a sua imagem. Como solução este mesmo Líder reuniu com esse elemento e de forma amigável e serena questionou sobre o motivo pelo qual existia poucos cuidados com a imagem e apresentação. Segundo este Líder esta conversa representou algum grau de dificuldade pela intimidade que era e pelos impactos que tinham ao nível do contacto com o cliente. Como resultado este colaborador começou a ter mais atenção consigo mesmo e os resultados também foram impactantes ao nível da auto-estima e confiança.

Medo de perder um cliente importante – Trabalha com mais afinco para proporcionares um melhor serviço. Corrige tudo o que possa ter levado os clientes a deixar de confiar em ti.

O que achas que podias melhorar?

Medo de falhar num exame – converte o tempo de preocupação em tempo de estudo.

Medo das coisas que estão completamente fora do teu controlo – Altera o teu foco sobre os outros, ajuda alguém que possas contribuir positivamente.

Medo de ficar fisicamente magoado por algo que não podes controlar, como um tornado ou um avião descontrolado – Muda a tua atenção para algo totalmente diferente.

A uns anos atrás numa viagem até a Madeira tive uma situação de aterragem que fez com que o meu medo de andar de avião representasse uma espécie de “lobo mau mental”. Recordo-me que o regresso a Lisboa foi feito com muitos nervos, na noite anterior fui incapaz de dormir e senti muitas náuseas. Depois de uma “formação para traumas relacionados com aviões” a caminho de casa fiquei a pensar nas soluções que podia usar para “quebrar este medo”, então decidi actualizar sempre a minha Playlist de musicas para estar animada e levo sempre livros. Não sei se já aconteceu contigo mas viajar é sempre um espaço fabuloso para conhecer pessoas novas e fazer networking. A minha viagem do Natal para a Madeira sinceramente nem me lembro muito bem da “descolagem nem da aterragem”. Conheci duas pessoas fabulosas e foi uma viagem rica pela partilha de experiências, histórias cheias de humor e no fim “tivemos imensa pena pela viagem ser tão curta.

Medo daquilo que as outras pessoas possam pensar e dizer: Certifica-te que aquilo que planeias fazer está correcto. Depois faz, nunca ninguém faz nada que valha a pena sem que haja críticas.

 

Medo de fazer um investimento – Analisa todos os factos. Toma uma decisão e segue. Confia!

Medo das pessoas – Vê as coisas numa perspectiva adequada. E lembra-te que a outra pessoa é apenas um ser humano muito parecido contigo.

Como transmutar o medo?

Um estudo realizado em 2014 com ratos em situações de ameaça, ao serem estimuladas certas zonas celebrais os roedores sentiram prazer.

Como podes sentir prazer e aumentar a tua alegria transmutando o teu foco do medo?

Cria uma lista dos medos que tens e faz o teu plano de acção/transmutação.

Faz a Tua primeira Sessão de Coaching

Email: coach@flaviagouveialeadercoach.com

Referências Bibliográficas:

Livro: A Magia de pensar em grande, Dr. David J. Schwartz

https://seuhistory.com/noticias/5-dados-cientificos-sobre-o-medo-que-todo-mundo-precisa-entender

 

 

 

Leave a Reply

%d bloggers like this: